NOTÍCIAS

Série C de 2024 pode sofrer nova mudança no formato, entenda

Campinas, SP, 24 (AFI) – Com pouco tempo passado desde que o Amazonas-AM, de forma inédita, levantou a taça de campeão do Campeonato Brasileiro da Série C, rumores surgiram, com maior força nesta terça-feira (24), que o torneio na edição de 2024 pode sofrer alterações em seu modelo de disputa.

A possibilidade surgiu a partir de falas do presidente do Remo-PA, Fábio Bentes, que segue em fim de mandato no clube e tenta a sua reeleição na reta final deste ano. Segundo afirmou o mandachuva remista, o torneio pode mudar para uma disputa de 38 rodadas, com partidas de ida e volta, seguindo o mesmo formato das Séries A e B do Campeonato Brasileiro:

Bom, na verdade, desde quando a gente resolveu mudar o regulamento para essa primeira fase, pontos corridos, turno único, a intenção já era fazer um campeonato ida e volta, de pontos corridos, mas em virtude de questões orçamentárias da CBF, obviamente, não foi possível. Mas a CBF, desde então, há dois anos atrás, quando mudou isso, ficou de estudar caminhos, buscar caminhos para tornar a competição pontos corridos, e os clubes, obviamente, vêm tentando que isso aconteça. Passados dois anos, ou seja, já permitido mudar o regulamento, a ideia é que volte a carga para que essa mudança possa prosperar. As articulações já iniciaram. A gente tem conversado com alguns clubes nesse sentido, no entanto, eu acho que a palavra final vai ser da CBF, por conta dos custos envolvidos

Amazonas é o atual campeão da Série C (Foto: João Normando)

COMO É O ATUAL FORMATO DA SÉRIE C?

O formato atual da Série C, disputado desde 2022, pode perder a característica única entre as quatro divisões nacionais. Isto porque na primeira fase todos os 20 times disputam 19 rodadas, uma contra cada adversário, sendo que os oito melhores colocados avançam à segunda fase, o quadrangular.

Na sequência, os times são posicionados nos Grupo B e C, com quatro times em cada, com base na posição que terminaram do G-8 na fase inicial do torneio. Depois de jogos de ida e volta dentro de seus grupos, os dois melhores do B e também dois melhores do C conquistam o acesso para a Série B do ano seguinte, enquanto o melhor de cada grupo disputa a final da Série C em confrontos de ida e volta.

Confira também:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *