Campinas, SP, 10 (AFI) – A Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 terá início neste final de semana, com a rodada de abertura a ser disputada entre os dias 12, 13 e 14 de abril. O torneio premiará quatro clubes com o acesso para a Série B, enquanto os quatro piores serão rebaixados à Série D.
A competição será dividida em três fases, e disputada em 27 rodadas ao todo, com duração de pouco mais de seis meses, e previsão para se encerrar no final de outubro. O calendário ainda prevê todas as rodadas em finais de semana.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
FORMATO
No regulamento da Série C, todos os 20 clubes encaram os 19 rivais em turno único. Os quatro piores colocados sofrem o rebaixamento. Em seguida, os oito melhores avançam aos quadrangulares de acesso, divididos em dois grupos.
Os dois melhores colocados de cada grupo conquistam o acesso para a Série B, enquanto os líderes se enfrentam em dois jogos na grande final, valendo o título da divisão.
PARTICIPANTES
Rebaixados da Segundona, Brusque, Guarani, Ituano e Ponte Preta são algumas das novidades para 2025, assim como Anápolis, Itabaiana, Maringá e Retrô, que conquistaram o acesso da quarta divisão.
Além deles, ABC, Botafogo-PB, Caxias, Confiança, CSA, Figueirense, Floresta, Londrina, Náutico, São Bernardo, Tombense e Ypiranga seguem na Série C por mais um ano.
A competição reúne clubes de quatro regiões brasileiras, com exceção do Norte. São oito clubes nordestinos, que novamente chegam em peso, além de seis clubes do Sul, cinco do Sudeste e apenas um do Centro-Oeste.
Destaque também para a Ponte Preta, que aparece na 33ª posição do Ranking Nacional de Clubes da CBF, melhor colocado entre os 20 times da Série C. A Macaca ainda aparece a frente de um concorrente que disputará a Série A em 2025, e outros sete da Série B.
CAMPEÕES
O peso da camisa do Ituano na competição agrega valor, já que o Galo é o único bicampeão presente na edição de 2025, títulos conquistados em 2003 e 2021. Além dele, ABC (2010), CSA (2017) e Náutico (2019), somam um troféu cada.
Outros seis clubes já conquistaram o Campeonato Brasileiro em outras divisões. O Guarani foi campeão da Série A (1978) e Série B (1981), enquanto o Londrina também venceu a Segundona (1980). Já Botafogo-PB (2013), Tombense (2014), Brusque (2019) e Retrô (2024) somam títulos de Série D.
O Confiança é mais um clube que carrega tradição na competição, embora não tenha conquistado o título nenhuma vez. O Dragão é o clube com mais participações na história da divisão, presente em 23 das 35 edições da Série C, contando a atual.
Considerando as edições de 2009 em diante, período que a Série C passou a ser disputada somente por 20 clubes, o Botafogo-PB é o recordista, com 12 participações. O Belo joga a divisão desde 2014 de forma consecutiva, também liderando essa estatística.
ARTILHEIROS EM CAMPO
Artilheiros da última edição por São Bernardo e Náutico, respectivamente, Kayke e Paulo Sérgio, que marcaram dez gols cada em 2024, seguem na divisão. Enquanto o ex-abecedista agora defende o Figueirense, o goleador rival segue no Timbu.
Mais um conhecido é Guilherme Queiróz, que liderou a estatística defendendo a Portuguesa em 2015, com 12 gols marcados, e agora está de volta, desta vez para vestir a camisa do São Bernardo.
CONFIRA A RODADA DE ESTREIA DA SÉRIE C