Campinas, SP, 23 (AFI) – O Brusque-SC está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O time catarinense conquistou o acesso com duas rodadas de antecedência, ao vencer, neste sábado, o Operário-PR, de virada, por 2 a 1, já nos acréscimos, pela quarta rodada do Quadrangular Final da Série C do Campeonato Brasileiro. Além de subir, o Brusque também carimbou a vaga na final.
Um ano após o descenso, o Brusque retornou para a Série B, que veio com emoção. O time catarinense perdia a partida para o Operário-PR até aos 39 minutos do segundo tempo, quando Olávio, duas vezes de pênalti, virou para 2 a 1, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O time paranaense ainda não havia perdido em casa em 2023.
Além do acesso, o Brusque também carimbou a vaga para a final da Série C. O time chegou a 12 pontos na liderança do Grupo B, faltando seis pontos em disputa, o Brusque abriu oito pontos de vantagem para São Bernardo-SP e São José-RS, segundo e terceiro colocados respectivamente, com quatro pontos.
São Bernardo e São José, que inclusive se enfrentaram neste sábado, no Passos D’Areia, em Porto Alegre, e com vitória dos gaúchos, também de virada, por 2 a 1. O Operário-PR, líder geral da primeira fase, aparece na lanterna da chave, com apenas três pontos.
O Grupo C também foi recheado de emoção. Em um grande duelo no Almeidão, em João Pessoa (PB), o Paysandu-PA encaminhou seu acesso para a Série B, ao vencer, de virada, o Botafogo-PB por 3 a 2. O time paraense agora depende de um empate para carimbar sua volta depois de cinco anos de terceira divisão.
Paysandu soma 10 pontos e lidera a chave, seguido do Amazonas-AM, com seis, que venceu o duelo direto contra o Volta Redonda-RJ por 2 a 0, no Raulino de Oliveira. O time da Baixada Fluminense soma quatro, enquanto o Botafogo-PB é o lanterna, com três.
Confira também: